Por Grupo em 27 de Janeiro de 2023
Como evitar recaídas dependência química

Saber como evitar recaídas na dependência química é muito importante tanto para quem está em recuperação como para quem convive com um dependente químico, por isso abaixo listamos algumas dicas simples para evitá-las.

Lembre-se, no entanto, de que evitar essas recaídas é um trabalho diário e reconhecer essa necessidade pode fazer uma grande diferença na sua relação social e no comprometimento consigo mesmo.

Recaída na dependência química - porque elas acontecem?

O tratamento para dependência química é muito importante tanto para a recuperação do dependente quanto para aqueles que convivem com ele em alguma instância.

No entanto, acontece que quando o organismo deixa de receber a substância pela qual é viciado, alguns sintomas surgem e isso é o início da conhecida abstinência, que podem ser: sudorese, taquicardia, depressão, ansiedade, tremores, insônia, pensamentos obsessivos, e outros comportamentos mais.

Esses sintomas são amenizados com intervenções médicas, mas muitas vezes são o motivo das recaídas acontecem e as dicas abaixo vão ajudar a ter como evitar recaídas na dependência química.

É importante saber lidar com todos os processos e etapas do tratamento e por isso mesmo, importante que junto a todo tratamento, seja feito uma terapia psicológica para conseguir vencer sem se auto sabotar.

Dicas simples para evitar recaídas da dependência química

1ª dica - Não manipule a si mesmo ou a outros

Para conseguir ter acesso ao seu vício, o dependente químico muitas vezes usa da manipulação como meio de convencimento a si mesmo e ao outro em um processo de auto sabotagem, acreditando na sua falsa necessidade.

Com o tratamento adequado, comprometimento com o tratamento e consigo mesmo e o reconhecimento das suas reais necessidades é possível vencer esse comportamento.

2ª dica - Não use mentiras para conseguir drogas

Mentiras e dependência química andam de mãos dadas, com o tratamento, normalmente esse comportamento some.

Porém, em um processo de recaída, esse comportamento pode reaparecer, e a princípio começam com pequenas mentiras, mas logo se tornam uma bola de neve.

A mentira normalmente vem logo antes da queda, por isso, não minta pra si mesmo ou para conseguir drogas, seja honesto consigo mesmo e com os outros.

3ª dica - Faça o tratamento psicológico, ele é muito importante para sua recuperação!

Um tratamento para dependência química precisa de um acompanhamento psicológico de qualidade, onde o dependente possa ter um espaço para entender sua relação com o vício e as estratégias para vencê-lo.

4ª dica - Fale sobre seus sentimentos e tire suas dúvidas

Comunicação, diálogo, expor sentimentos e emoções são sempre importantes em qualquer situação e com qualquer pessoa e não é diferente do dependente químico, que ao se abrir se liberta do que o fere e consequentemente diminui muito as chances de uma recaída, através de um comportamento que irá destruí-lo.

5ª dica - Não se torne vítima de si mesmo

Um dependente químico muitas vezes se torna vítima de sua própria situação e doença e a autopiedade termina por trazer justificativas para suas ações, o que não é bom para se manter limpo.

Reconhecer seus erros e aprender com eles é muito importante, ao contrário de se esconder atrás da doença que é a dependência química.

Sem isso é quase impossível ter como evitar a recaída na dependência química.

6ª dica - Faça parte de grupos de apoio

Grupos de apoio são uma excelente ferramenta para que as pessoas possam expor seus pensamentos e dúvidas sem se sentirem julgados e com pessoas que realmente compreendem sua luta.

E o ideal é que junto com o dependente químico, sua família também frequente grupos de apoio.

7ª dica - Cuide de seus pensamentos e crie um projeto de vida

Cuidado com os pensamentos que se tornam pessimistas e repetitivos que muitas vezes se fazem presente.

Questione seus próprios pensamentos, domine sua mente antes que ela o domine.

Faça planos, crie estratégias para alcançar seus objetivos, trace uma meta, coloque no papel e siga em frente sempre.

8ª dica - Crie uma rotina saudável e inclua momentos de lazer

Ter uma vida regrada é muito bom, com rotinas estabelecidas evitando aquilo que pode te levar a ter uma recaída é importantíssimo, mas não deixe de colocar nela atividades que lhe deem prazer e lhe proporcione estar junto com pessoas que vão te ajudar a ir sempre além.

Evite os conflitos, mas se surgirem enfrente-os com os novos hábitos adquiridos e cuide-se, previna-se e se por acaso tiver um lapso não se envergonhe, procure ajuda e dê continuidade ao que já tinha alcançado.

Esperamos que essas dicas te ajudem a ter como evitar recaídas na dependência química e que você seja muito feliz!

Comentários (0)
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Nenhum comentário. Seja o(a) primeiro(a) a comentar!